PLANOS DE AULAS E WEBQUEST



Muitos me perguntam como lido com celular na sala de aula. Bom eu costumo trabalhar bem com essa ferramenta, as vezes não há os tocadores de CD ou mesmo eles são antigos estão quebrados e não possuem entrada para USB ou outros professores estão utilizando, então o celular me auxilia quando trabalho com músicas ou preciso que os alunos consultem dicionário, outro problema dentro da escola que nunca pode suprir todos os professores ao mesmo tempo e há momentos em que todos os professores querem utilizar os dicionários. Ao meu ver os professores deveriam ter uma cota de dicionários, mas também possui o inconveniente de andar com um monte de dicionários que tornam-se pesados e a maioria das escolas que trabalho possuem 2 andares ou até mais de um anexo.  Fiz uma pesquisa e dentro das salas que ministro aulas cerca de 15 salas 95% dos alunos possuem celular que possuem BLUETOOTH, os 5% restante estão sempre compartilhando o fone de ouvido com seus colegas mais próximos. Decidi que o celular é importante para ficar fora da sala de aula, economiza tempo, disponibiliza recursos e ainda prende a atenção dos alunos que adoram trabalhar com esse material.
Há também muitos outros recursos que fazem do celular um aliado. Transmissão de arquivos, gravação de imagens e vídeos e podemos utilizar de todos esses recursos. Hoje também se conectar esta mais fácil para quem tem celular. e consultar a internet também pode ser uma forma de uso dos pequenos aparelhos que não são mais para receber ou fazer ligações. 

PLANO DE AULA – USO DO CELULAR E MÚSICAS
Disciplina: Inglês
Turma: Ensino fundamental 6º ao 9  º ano, EJA e Ensino Médio
Conteúdo: Música (Envolvendo a filosofia do Primeiro, Aprender!)
TRABALHANDO COM  CELULAR NA SALA DE AULA
MÚSICAS:

google DRIVE
 
OBJETIVOS
1. Trabalhar a filosofia do Projeto Primeiro, Aprender! (Ouvir, falar, ler e escrever);
2. Trabalhar a língua inglesa por meio da música;
3. Desenvolver a leitura, a escrita e a pronúncia de palavras em inglês;
4. Desenvolver o trabalho com dicionários e pesquisas com a língua inglesa;
5. Trabalhar as técnicas de leitura scanning, scamming e prediction;
6. Desenvolver o reconhecimento de falsos cognatos.
7. Utilizar de forma didática o celular em sala de aula.

PROCEDIMENTOS
Acolhida / Conversa Informal;
Explanar o objetivo e o passo a passo da atividade;
Dois momentos para ouvir
OUVIR: Colocar o áudio da música (microsystem) e solicitar a atenção de todos.
OUVIR: passar a música via bluetooth para os celulares dos alunos e permitir que aqueles que não possuem o aparelho possam compartilhar com o colega o fone.(os alunos fazem isso quando estão escutando músicas que gostam e compartilham com os colegas essas músicas)
Após essa primeira
FALAR: Indagar aos alunos o possível tema da música, sobre o que ela trata, como os alunos chegaram a essa conclusão, se conhecem alguma palavra da música e o seu significado. Solicitar que marquem os falsos cognatos no texto.
LER: Colocar o áudio da música (microsystem) e pedir que os alunos cantem a música de acordo com o áudio e auxílio do professor (nesse momento entregar a letra da música/atividade e trabalhar a pronúncia das palavras). Desenvolver as técnicas de leitura: scanning, scamming e prediction;
Você Professor  nesta fase pode usar o celular para realizar o exercício proposto.
ESCREVER: Na terceira oportunidade, solicitar que os alunos coloquem na sequência os versos da música, ainda ouvindo o áudio (Depois fazer a correção);
Sugerir que os alunos utilizem o dicionário para trabalharem a tradução da música;
Trabalhar aspectos gramaticais usando o próprio texto (Verbos, substantivos…)

I’ll Never Love This Way Again (Dionne Warwick)

You look inside my fantasies ( )
And make each one come true ( )
I know I’ll never love this way again ( )
Since you took me in ( )
I kept the memories one by one ( )
Something no one else had ever found a way to do ( )
I know I’ll never love this way again ( )
I know I’ll never love this way again ( )
Hold on, hold on, hold on ( )
So I keep holding on before the good is gone ( )
I won’t turn my head in sorrow( )
Reaching out for yesterday ( )
If you should go away ( )
A fool will loose tomorrow ( )
And I know I’ll never love this way again ( )
Just how good this been ( )
I’ll stand here and remember ( )





YOU'RE BEAUTIFUL – JAMES BLUNT


DICA: O professor pode também passar vídeos após o exercício
Links para baixar os vídeos, mas todos estão no YOUTUBE.


1) Fazer a correspondência dos versos nas duas línguas, a partir de "pistas" buscando no próprio texto: palavras que já conhecem e termos cognatos (semelhantes nas duas línguas).

You're beautiful (Part I)
( ) My life is brilliant. (2x)
( ) My love is pure.
( ) I saw an angel.
( ) Of that I'm sure.
( ) She smiled at me on the subway.
( ) She was with another man.
( ) But I won't lose no sleep on that,
( ) 'Cause I've got a plan.
( ) You're beautiful. You're beautiful.
( ) You're beautiful, it's true.
( ) I saw your face in a crowded place,
( ) And I don't know what to do,
( ) 'Cause I'll never be with you.

1. Eu vi seu rosto num lugar cheio de gente
2. Você é bonita, é verdade.
3. Meu amor é puro.
4. E eu não sei o que fazer
5. Minha vida é ótima.
6. Você é bonita. Você é bonita.
7. Porque eu nunca estarei com você.
8. Eu vi um anjo.
9. Porque eu tenho um plano.
10. Ela estava com outro homem.
11. Disso eu tenho certeza.
12. Mas eu não vou perder o sono por isso
13. Ela sorriu pra mim no metrô.

2) Completar, a partir da tradução, as palavras que estão faltando. Depois, ao ouvir a música, eles irão confirmar se os seus palpites estavam corretos.
Como o refrão já foi trabalhado na Parte I, nessa segunda parte ele aparece sem a tradução.

You are beautiful (Part II)
Yeah, _______ caught my eye, Sim, ela chamou a minha atenção
As ________walked on by.
Quando nós passamos (um pelo outro)
She could see from my _________ that I was flying high, Ela pode ver pela minha cara que eu estava  Voando alto.
And I don't think that I'll _________ her again, E eu acho que não vou vê-la de novo
But we shared a _____________ that will last till the __________.
Mas nós compartilhamos um momento que vai durar até o fim.

You're beautiful. You're beautiful
You're beautiful, it's true.
I saw your face in a crowded place,
And I don't know what to do,
'Cause I'll never be with you.
You're beautiful. You're beautiful. You're beautiful, it's true.
There must be an ___________ with a ___________ on her ___________, Deve haver um anjo com um sorriso no rosto
When she thought up that I should be _________ you.
Quando pensou que eu deveria estar com você.
But it's ___________ to face the truth, Mas é hora de encarar a verdade,
I will ___________ be with you. Eu nunca estarei/ficarei com você.

3- Completar as lacunas com o passado dos verbos indicados, e depois toca-se o CD para que eles confiram se estavam certos. O significado da letra é
trabalhado posteriormente, com a ajuda do grupo.

"You're Beautiful"
Complete the lyrics with the past tense of the verbs in parenthesis

My life is brilliant. My love is pure.
I saw an angel. Of that I'm sure.
She ___________at me on the subway. (smile)
She ______ with another man. (be)
But I won't lose no sleep on that, 'Cause I've got a plan.
You're beautiful. You're beautiful. You're beautiful, it's true.
I ________ your face in a crowded place, (see)
And I don't know what to do, 'Cause I'll never be with you.
Yeah, she ____________my eye, (catch)
As we ____________ on by. (walk)
She _____________see from my face that I was flying high (can)
And I don't think that I'll see her again,
But we __________a moment that will last till the end. (share)
You're beautiful. You're beautiful. You're beautiful, it's true.
I saw your face in a crowded place, And I don't know what to do,
'Cause I'll never be with you.
You're beautiful. You're beautiful. You're beautiful, it's true.
There must be an angel with a smile on her face,
When she ___________ up that I should be with you. (think)
But it's time to face the truth, I will never be with you.

As atividades realizadas com celular correm tranquilas e os alunos as realizam com prazer. Todos trabalham e colaboram uns com os outros.










OUTRO PLANO DE AULA
NOVA ESCOLA
Estudo de texto-canção em Língua Estrangeira
Objetivos
- Ler textos-canção e reconhecer suas características principais.
- Reconhecer palavras em atividades de audição e saber grafá-las.
- Avaliar a influência da cultura local em uma produção musical.
- Retomar o uso de pronomes (sujeito e objeto) e tempos verbais (presente e passado simples).
- Ampliar o vocabulário, relacionando léxico com contexto de produção da canção.

Conteúdos
- Leitura.
- Ampliação de vocabulário.
- Tempos verbais (presente simples e passado simples).
- Pronomes pessoais.
- Adjetivos possessivos.

Anos
8º e 9º.

Tempo estimado
Quatro aulas.

Material necessário
Letra da música Redemption Song, de Bob Marley, com palavras suprimidas (disponível em www.ne.org.br), aparelho de reprodução de CD e o CD Uprising, de Bob Marley, com a música da atividade. 
https://docs.google.com/file/d/0B8IiVkVVm7sqLS11ekFSY192SzA/edit?usp=sharing

Desenvolvimento
1ª etapa
Pergunte aos jovens o que eles entendem por texto-canção e quais suas características (rimas, repetições, analogias, metáforas e organização em versos, entre outras). Diga que vão ouvir uma canção de Bob Marley (1945-1981), cantor e compositor jamaicano que tornou o reggae um gênero musical popular no mundo. Questione onde fica a Jamaica e por que lá se fala inglês (o território foi colônia britânica de 1670 a 1838). Agora, fale o nome da canção: Redemption Song. Os estudantes a conhecem? O que esperam de uma música com esse título? A música foi composta no fim da década de 1970, quando Marley foi diagnosticado com câncer. Entregue as cópias da letra com palavras suprimidas e toque-a três vezes.

2ª etapa
Preenchida a folha, toque a canção novamente, parando após os trechos que devem ser completados. Os alunos têm de falar a palavra ouvida para que você a escreva no quadro e eles possam verificar a grafia. Por fim, converse sobre a impressão que a canção causou. Solicite que a leiam de modo a encontrar palavras ou expressões que justifiquem a opinião. Explique que religião e música são elementos culturais emblemáticos da Jamaica e peça que identifiquem na letra palavras relacionadas ao universo religioso.

3ª etapa
Convide os estudantes a fazer outra análise do texto, sublinhando pronomes pessoais ou adjetivos possessivos. Solicite, então, que digam a quem ou a que se refere cada um dos pronomes. Lance uma nova forma de olhar a canção: o autor usa a variação linguística intitulada de culta? Repare se a moçada identifica que, em alguns momentos, o autor usa o inglês dos jamaicanos mais simples. Isso dá sentido ao texto, mostra a origem do compositor e a quem a canção é dirigida.

4ª etapa
Reflita com os alunos sobre o uso da forma verbal "rob" no primeiro verso. Em que tempo está? Peça que a comparem com verbos dos versos que seguem. Solicite explicações sobre esse uso e que relacionem esse elemento com a intencionalidade da canção. Conte que, em geral, não se espera o caráter expositivo de um texto poético, mas isso é possível.

Avaliação
Verifique o desempenho ao longo da atividade de escuta, ajudando-os a esclarecer passagens em que houve dificuldade. Avalie o desempenho em relação aos conteúdos abordados nas leituras analíticas.






WEBQUEST - Influências da Língua Inglesa em nosso dia a dia.

Introdução
O inglês está se tornando cada vez mais imprescindível no mundo em que estamos inserido, a globalização faz com que a língua se torne algo fundamental nos tempos atuais, o inglês está tomando força a cada dia, agora junto com a informática e internet, então, estão com força total. O uso de uma língua tão conhecida é de grande valia para obtenção da comunicação.
Para você qual é a verdadeira importância da língua inglesa no nosso mundo atual?
 Você acha que o inglês tem influenciado a nossa vida?



Tarefa:
Em grupos de 5 efetue as atividades
1 - crie uma lista com palavras do inglês que usamos no nosso dia a dia.
2 - pesquisem e analisem letras de músicas,
3 - leituras da musica Samba do Approach,
4 – Assistir ao vídeo indicado nos recursos
4 - pesquisar o texto “Aprendendo textos em Língua Inglesa Estratégias de Leitura em pdf;
5 – leitura e analise de artigos e reportagens referentes ao tema;
6 – entregar  Trabalho formatado em word
6 – criar uma apresentação para representar suas considerações finais sobre o tema.
7 – Os alunos devem criar uma lista de palavras encontradas em diversos segmentos tais como: alimentos, roupas, casa, trabalho, lazer, esporte, diversão etc.
8 – Essa lista pode ser apresentada da forma que o grupo escolher para ilustrar a utilização da palavra em nosso cotidiano, como tabelas, desenhos, músicas etc.
Exemplo:  Desenhar os cômodos de uma casa e colocar as palavras encontradas 



Processos:
Distribuir as tarefas para os integrantes do grupo, lembrando que devemos considerar as habilidades de cada componente do grupo de maneira que todos possam efetuar suas pesquisas.
Todo do grupo devem ter copias do material pesquisado deve passar para todos participantes do grupo. Por exemplo: todos do grupo devem ter uma copia do trabalho.
Crie um bloco de notas que pode ser um diário onde as opiniões de cada participante do grupo fale sobre o que entendeu de cada etapa da pesquisa.
O grupo deve utilizar formato da ABNT e o trabalho deve ter:
Sumário, Apresentação, Desenvolvimento, considerações finais e Bibliografia, as paginas devem ser enumeradas.  Não esquecer as capas.


Recursos:




Avaliação
O grau de participação nas atividades será avaliado com base nos seguintes critérios: Auto Avaliação do Grupo

5 - Participou ativamente das atividades, cooperando com o grupo. Discutiu de forma séria e profunda com os/as colegas sobre os temas propostos. Trouxe informações importantes para a discussão. O resultado de sua atividade foi relevante e criativo.

4 - Participou nas atividades, cooperando com o grupo. Discutiu com os/as colegas sobre os temas propostos. O resultado de sua atividade foi bom.

3 - Participou pouco nas atividades. A sua contribuição para a discussão e o trabalho foi regular.

2 - Esteve presente mas não há registo da sua contribuição para a discussão e trabalho.

1 - Não participou na atividade.  

 As apresentações serão avaliadas com base nos seguintes critérios:


5 - Processual, continuo e qualitativo tendo como foco o desenvolvimento de habilidades e competências. Será observado o interesse e a participação dos alunos durante a realização das atividades. Verificando a coerência e a consistência argumentativa diante das atividades propostas e desenvolvidas. , levando em consideração a auto avaliação do grupo.

4 - A apresentação trouxe várias contribuições relevantes para a discussão. A argumentação foi bem desenvolvida. Foi uma apresentação correta. 

3 - A apresentação trouxe algumas contribuições relevantes para a discussão. A argumentação foi desenvolvida de forma razoável. Foi uma apresentação parcialmente correta.

2 - A apresentação trouxe poucas contribuições relevantes para a discussão. A argumentação não foi desenvolvida de forma razoável. Foi uma apresentação insuficiente.

1 - A apresentação não trouxe contribuições relevantes para a discussão. A argumentação foi mal desenvolvida. Foi uma apresentação insuficiente.



Conclusão
Você agora sabe como a Língua inglesa é importante e quais influências ela traz para nosso cotidiano. Também descobriu que ela é importante e está tomando força principalmente com a informática, a internet, o turismo e tantos eventos que estão programados como a Copa e as Olímpiadas. Por isso é muito importante termos conhecimento dessa língua que é falada no mundo inteiro. O inglês é uma língua internacional. A língua das viagens, negócios, estudos, enfim, a língua da comunicação com todo o mundo, a língua da globalização.
A cada dia que passa fica mais visível a importância e influência que esta língua tem na nossa vida. É só olharmos ao nosso redor, para o nosso lado, que nos deparamos com a língua inglesa em nossa vida, e olhe que em várias situações, e não são poucas. Fiquem ligados!