Projeto Leitura

2012
E.E. Tarsila do Amaral
6ªF
Leitura  
Parte 1 
Parte 2 
Utilizando as redes sociais

Os alunos sentiram-se protagonistas, idealizaram e criaram uma experiência nova. Trabalharam MovieMaker, Word, utilizaram O Google para pesquisa e aprenderam usar expressões e conectivos, foram à sala de vídeo e aprenderem a formatar, utilizaram o celular como ferramenta tanto para fotos, vídeos e documentos. Tudo isso envolve os alunos a ler e escrever, refletir, criar e protagonizar criando espaço para aprender que em cada espaço ou ambiente há uma maneira para comunicar-se. Aprender nunca foi dinâmico. Encontraram um espaço diferente e encontraram emoção nas atividades, o que é proibido na sala de aula por lei (celular) torna-se parceiro e é utilizado de forma didática. O celular de vilão, a herói num instante.
                A avaliação está ligada à concepção de conhecimento e a Avaliação Mediadora exige observação individual de cada aluno, atenta ao seu momento no processo de construção do conhecimento. Professor e aluno têm papéis diferentes, senão poderíamos falar da relação entre dois alunos. O professor como parceiro mais experiente tem como papel facilitar o acesso do aluno a este conhecimento. O professor faz a mediação entre o conhecimento e o aluno, a avaliação deveria mediar todo esse processo. Assim como o médico, através de exames laboratoriais e de sua avaliação clínica prescreve medicamentos e outras medidas conforme o estado de saúde de seu paciente, o professor deveria utilizar a avaliação durante todo o processo de ensino-aprendizagem, observando como o aluno está apreendendo o conhecimento, que dificuldades enfrenta, que reformulações em seu método de ensino devem ser feitas, etc. Ou seja, a avaliação passa a ser um instrumento de regulação da aprendizagem. Como Jussara Hoffmann apresenta sua avaliação: "Corrigir para ver se aprendeu reflete o paradigma positivista de avaliação. Refletir a respeito da produção de conhecimento do aluno para encaminhá-lo à superação, ao enriquecimento do saber significa desenvolver uma ação avaliativa mediadora."



Entrevista com a Diretora Wanda sobre a Questão de Ler para que, ou qual a importância da leitura?
presente a coordenadora Isabel do Ensino Fundamental II













2011

Ler é uma atividade extremamente rica e complexa, que envolve não só conhecimentos fonéticos ou semânticos, mas também culturais e ideológicos. Pode ser um processo de descoberta, uma tarefa desafiadora, ou mesmo lúdica. Porém, será sempre uma atividade de assimilação de conhecimentos, de interiorização, de reflexão. Mais que decodificação, a leitura é uma atividade de interação, onde leitor e texto interagem entre si, obedecendo a objetivos e necessidades socialmente determinados.
           
A leitura sempre irá depender do que a pessoa já sabe, das experiências adquiridas ao longo da sua vida. Qualquer atividade – inclusive a da leitura – se desenvolve na convivência com o próprio mundo. Um indivíduo aprende a ler quando relaciona o que lê com seu conhecimento de mundo, ou seja, com as experiências que traz em sua “bagagem”. Assim, cada pessoa terá uma leitura particular de um mesmo texto, dependendo do seu conhecimento prévio.
Cabe ao professor guiar o aluno e encorajá-lo a usar todo o seu conhecimento prévio para que possa participar ativamente do processo de leitura, utilizando seus procedimentos de interpretação de modo a interagir com o texto, em busca do seu significado.
Orientar e Mediar o encontro desse tesouro é o meu Caminho, levar o aluno a interagir e brincar dentro das disciplinas, tomando gosto por tudo que possa aproveitar, quando você gosta, voce aprende, quando você aprende nada nem ninguém poderá tirar isso de você. O Palco a Escola Tarsila do Amaral, O atores protagonista dessas aventuras Os alunos da 5ª E, são levador a mundos dos lívros, - sala de Leitura, mundo dos Filmes - Sala de vídeo, ao Mundo da Informática - Laboratório do Acessa.

Da Sala de Aula 

Para a Sala de Vídeo
  Da sala de vídeo para a Sala de Leitura
 Flores a professora que cuida da Sala de Leitura, uma personagem muito importante no horário da tarde.
 5ª série - mostrando o mundo dos contos de Fadas.

O que pode ser técnologia. e o que os alunos sabem sobre alguns assuntos

Olha a mesa da figura.
Ela trouxe alguns mascotes
 A bruxa convidada para uma entrevista.

até a Flores ficou empolgada com os bichinhos de estimação.
 Os alunos entrevistando a bruxa.
até que ela foi legal, respondeu a todas as perguntas e não transformou ninguém em sapo.
 Da sala de Leitura para o Laboratório de informática.
Para que toda atividade seja sucesso, dependemos não só do professor mas da ajuda dos que estão envolvidos, os Monitores do Acessa foram de muita importância na atividade realizada, Os dois que se encontravam ajudaram muito e agradecerei sempre, sem os dois seria dificil atender a todos os alunos e sulucionar as duvidas.
Essa atividade foi possível também, graças a capacitação e oferta dos software por parte de nossa PCOP do Núcleo Sandra Fabretti
Obrigada a todos os envolvidos pelo sucesso que foi a atividade.
Os Software utilizados foram:
Gcompris e Tux Math
 A cordenadora do Ensino Médio Eliete foi até a sala para acompanhar as atividades na Sala do Acessa.






















Os monitores da sala do acessa ajudaram muito e foi fundamental sua ajuda.








 A professora tirou duvidas e orientou no laboratório.






 Obrigada Monitores do Acessa
que nos auxiliaram o tempo todo.




























Galeria de Trabalhos 2011
Essa galeria traz trabalhos de todo o tipo realizado pelos alunos - Leitura


 Leitura através dos desenhos.


 Leitura realizada através de ilustração e escrita.






 Textos